Para que serve uma barra de LED?

Para que serve uma barra de LED?

Os televisores estão presentes na maioria das residências e são uma das principais fontes de informação e entretenimento. Muitas tecnologias são empregadas na fabricação de uma TV, e as peças eletrônicas utilizadas evoluem cada dia mais, aumentando a quantidade de funcionalidades desse aparelho. 

Um dos componentes da TV que recebem mais atenção no desenvolvimento de novas tecnologias são as telas. Melhorar a imagem e resolução, aumentar o tamanho, otimizar o uso de energia, e tornar as telas cada vez mais seguras para a nossa visão são os focos de várias fabricantes ao redor do mundo. 

Tipos de tela utilizados nas TVs

As telas LCD (display de cristal líquido) foram utilizadas durante muito tempo nos televisores de tela plana, mas a limitação desta tecnologia em relação ao tipo de iluminação que oferecerem e difícil manutenção levaram a popularização das telas de LED. 

Hoje, as telas de LED (diodos de emissão de luz) são utilizadas na maioria dos televisores, pois, ao contrário do LCD onde a iluminação do painel é feita na totalidade dificultando o contraste da imagem, a TV de LED utiliza um painel com centenas de pequenos LEDs que se iluminam individualmente, tornando a imagem mais nítida.

Como funcionam os LEDs nos televisores?

O painel de LED utilizado nos televisores modernos é composto por centenas de pequenos pontos de LED que se iluminam individualmente. Cada LED pode reproduzir uma imensa gama de cores, e seu tamanho reduzido possibilita a formação de imagens com mais contraste, brilho mais intenso e pretos mais profundos, tornando a imagem do televisor muito mais nítida aos olhos.

Além disso, o painel de LED é mais fino e econômico, isso faz com que os televisores que utilizam essa tecnologia sejam mais finos, com design mais limpo, e mais importante, eles são mais econômicos que os outros tipos de telas LCD ou de tubo. 

O que é, e para que servem as barras de LED? 

Barras de LED, também chamadas de painel backlight, a iluminação de LED utilizada nos televisores é feita com barras horizontais que carregam uma certa quantidade de pequenas lâmpadas de LED, elas são dispostas paralelamente para completar a área de iluminação da tela que pode variar de acordo com o fabricante. A utilização das barras de LED dessa forma possibilita maior liberdade na manutenção dos painéis dos televisores, uma vez que é possível trocá-las individualmente em caso de defeito.

Como saber quando preciso trocar o backlight/barra de LEDs?

As barras de LED iluminam a tela com maior intensidade nas cenas mais claras e apagam nas cenas mais escuras, se você notar que a iluminação do seu televisor está mais fraca ou irregular, pode ser a hora de levar seu aparelho para a manutenção e realizar a troca das barras de LED. 

A troca pode ser feita em apenas uma barra de LED, ou no mecanismo completo a depender do problema encontrado pelo técnico. A falha das barras de LED pode acontecer por defeito no mecanismo ou por desgaste devido ao tempo e ao uso. 

Encontre barras de LED na Comclick

Procurando peças para TV, lava e seca e ar condicionado? Visite o site da Comclick e confira as ofertas de peças originais para a manutenção dos seus eletrodomésticos, além de uma grande variedade de acessórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso ajudar ?
or scan the code